MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de setembro de 2017

Nova secretária de Rui foi condenada por fraude

jusmari
23.Setembro.2017
a 3 anos de cadeia, mas conseguiu que a pena fosse trocada por serviços públicos. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), nomeou nesta semana a ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD), secretária estadual de Desenvolvimento Urbano.
Prefeita da maior cidade do oeste baiano de 2009 a 2012, Jusmari foi condenada em maio deste ano a uma pena de três anos por fraude em licitação para compra de medicamentos, materiais hospitalares e odontológicos.
A denúncia do Ministério Público Estadual da Bahia apontou “vícios insanáveis” na licitação, que envolveu R$ 5,9 milhões. Na sentença, o juiz afirma que há “provas sólidas” de que o certame “não passou de uma fraude”.
A condenação foi revertida na prestação de serviços comunitários. A ex-prefeita nega tudo e recorre no Tribunal de Justiça da Bahia. O juiz ainda determinou que a ex-prefeita ficasse sem exercer cargos, função, emprego ou atividade pública por três anos.
Foro privilegiado
Mas a medida só passará a ter efeito a partir o início da execução da pena, o que deve acontecer caso ela seja condenada em segunda instância. Até lá, sua nomeação, mesmo imoral, não é ilegal. Com o cargo, ela passa a ter foro privilegiado e será julgada pelo Tribunal de Justiça da Bahia.
Ao todo, Jusmari Oliveira é ré em sete ações penais, a maioria delas por suspeita de fraude em licitação, e seis ações civis por improbidade administrativa. Com um orçamento de R$ 2,3 bilhões em 2017, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano é responsável por grandes obras, incluindo o metrô.
Jusmari assume com o aval do senador Otto Alencar (PSD) e substitui o deputado federal Fernando Torres (PSD), que reassume o mandato na Câmara dos Deputados. A nomeação mira as eleições de 2018, porque a ex-prefeita teve 50 mil votos para deputada federal em 2014. 
JORNAL A REGIÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário