MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Dos 44 senadores que salvaram Aécio, 65% votaram para cassar Delcídio em 2015


Wilson Dias
Delcídio Amaral afirma que foi o “boi de piranha”
Marlen Couto
O Globo
Dos 44 senadores que votaram a favor do retorno de Aécio Neves (PSDB-MG) ao Senado, 29 (65% do total) manifestaram posição oposta na votação sobre o caso de Delcídio do Amaral (Sem partido-MS), em novembro de 2015. Na ocasião, o plenário da Casa também analisou uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e decidiu pela manutenção da prisão do ex-líder do governo Dilma Rousseff, acusado de tentar obstruir a Operação Lava-Jato.
Do grupo dos que votaram a favor de Aécio e contra Delcídio, 13 integram o PMDB, partido do presidente Michel Temer, e 8 o PSDB, sigla do senador mineiro. Também compõem essa lista parlamentares do DEM, PP, PR, PROS e PSD.
TROCA DE VOTO – Houve ainda troca de voto entre os que se posicionaram pelo afastamento de Aécio. Ao todo, seis senadores, a maioria do PT, votaram em 2015 a favor de Delcídio, que na época integrava o partido da presidente Dilma, e agora se manifestaram contra o senador tucano.
Apenas 17 senadores votaram a favor da decisão do Supremo nos dois casos. Ao todo, 64 parlamentares que votaram no plenário na sessão desta terça-feira também decidiram o futuro de Delcídio há quase dois anos. Se na época foi registrada apenas uma abstenção e nenhuma ausência, dessa vez, na votação sobre o mandato de Aécio, foram registradas nove ausências e nenhuma abstenção.
A FAVOR DE AÉCIO – Sem considerar quatro partidos que contam com apenas um senador e todos votaram a favor de Aécio (PRB, PSC, PTC E PROS), o PSDB foi a sigla que, proporcionalmente, mais apoiou o parlamentar mineiro, seguida pelo PMDB. Entre os tucanos, 91% votaram pela permanência do colega de legenda no Senado e 9% se ausentaram.
Já PSB, Podemos, PDT e Rede (que tem apenas um senador) tiveram a maior votação contra Aécio. O PSD foi o partido que ficou mais dividido: foram 50% de votos pelo afastamento de Aécio, 25% contra e 25% de ausências.
Posted in

Nenhum comentário:

Postar um comentário