MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de outubro de 2017

Se não fizer besteiras, Bolsonaro tem muita chance de passar ao segundo turno


Charge do Miguel (Jornal do Comercio/PE)
Carlos Newton
De repente, a ficha caiu e acabou a ilusão de que os militares poderiam intervir e pôr fim à esculhambação institucional que assola o país. Nessa circunstância, é natural que o capitão reformado Jair Bolsonaro esteja herdando os votos de quem prefere os militares no poder, seja temporariamente ou até o final dos dias. O fato concreto é que Bolsonaro tem amplas possibilidades de passar para o segundo turno na eleição de 2018, se não continuar dizendo besteiras, que é uma característica de sua personalidade, digamos assim.
VENDER A PETROBRAS – Nesta semana, o candidato afirmou nos Estados Unidos que poderá vender a Petrobras “menos para a China”, mostrando desconhecer que dinheiro não tem pátria nem ideologia, é movimentado ao sabor das oportunidades. De volta ao Brasil, foi a Uberaba e chamou os mineiros de “paulistas”…
Mesmo falando essas bobagens e também menosprezando mulheres, negros e gays de todos os gêneros e modalidades, Bolsonaro está ganhando adeptos, porque a decepção com os políticos é tão grande que o expressiva parcela do eleitorado prefere um militar no poder, não importa quem seja.
APOIO AOS MILITARES – As pesquisas exibem um quadro favorável a Bolsonaro. Em dezembro do ano passado, o Instituto Paraná indicou que cerca de 35% dos brasileiros já apoiavam uma intervenção militar provisória no país. O Ibope também andou pesquisando o tema, registrando que 31% dos brasileiros consideram essa uma forma de governo “um tanto boa”, e 7%, “muito boa”, num total de 38% de opiniões positivas, contra 55% de manifestações  negativas.
Como a tendência é de que Bolsonaro receba muitos votos dos eleitores que desistiram dos políticos profissionais, tudo indica que ele tem muita chance de chegar ao segundo numa eleição fatiada nos moldes da disputa em 1989, vencida por Fernando Collor, de um partido insignificante, o PRN.
Mas Bolsonaro tem problemas. Além de ser do tipo autocarburante,  que fala uma bobagem atrás da outra e se queima sozinho, há pelo menos três candidatos que não são políticos profissionais e podem lhe roubar preciosos votos — Henrique Meirelles pelo PSD, João Doria pelo DEM e Paulo Rebello de Castro pelo PSC, justamente o partido ao qual Bolsonaro está hoje filiado, sem falar em Luciano Huck, que está sendo assediado pelo PPS, vejam a que ponto chegamos.
Posted in

Nenhum comentário:

Postar um comentário