MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de dezembro de 2017

FICHA LIMPA: DEMOCRACIA OU ARISTOCRACIA?

BLOG O LINGUIÇÃO
Vivemos num país democrático, ou não? O que é democracia ? Jean-Jacques Rousseau, autor de Do Contrato Social, define democracia como poder do povo, onde o povo é o único soberano e a sua vontade é a expressão viva da soberania, esta vontade segundo o Pensador é de si mesmo inalienável e intransmissível. Ninguém pode, portanto, pretender exprimir a vontade soberana do povo, senão o próprio povo.
Ora bolas, somos obrigados a votar, não de livre vontade mas sim Obrigados, ou votamos ou nada de concurso público, nada de passaporte, nade de salário (pelo menos entre os funcionários públicos), e outras coisinhas mais.
Além disso a lei da ficha limpa passa por cima da vontade popular, o que? eu sou contra a ficha limpa? Não, apenas acho que se vivemos num pais democrático, a vontade do povo deve ser soberana e se alguém votou no Paulo Maluf ou no Beto Tricolli, esse alguém deve ter seu direito e suas razões, podemos discutir as razões mas nunca simplesmente anularmos seu voto de forma autoritária que beira a ditadura.
Até matematicamente a lei da ficha limpa é um absurdo, pois os 700 mil votos anulados só no Estado de São Paulo, em razão desta famigerada Lei se demonstram menos importante do que os onze votos proferidos pelos ministros do supremo, são onze votos mais fortes que 700.000, democracia ou juriscracia?
Além da ficha limpa, outra medida me parece um tanto quanto ANTI-DEMOCRÁTICA, falo agora da tentativa de anular os votos do palhaço, Tiririca, isso pois o Ministério Público, acatando uma denúncia da revista época, apresentou representação para anular a canditadura de Tiririca, tendo como base o suposto analfabetismo do palhaço, estamos falando simplesmente do deputado federal mais votado do Estado de São Paulo, são mais de 1.300.000 (um milhão e trezentos votos), que uma revista pífea e um promotor analfabeto (pelo menos do conceito de democracia) tentam anular.
Calar a boca do povo, não pode nem de longe ser considerado um ato democrático, a Ditadura volta, não escondida atrás das armas militares, mas através de uma simples caneta, que prende e solta, com a liberdade de transformar o conceito de Democracia " igual que nem" ARISTOCRACIA, "né".
Finalmente, o que ainda tenho a dizer é que não voto em candidato ficha suja, nem em palhaço, mas eu é que julgo, lendo e analisando, com meus próprios olhos é claro, não com os olhos míopes de senhores que me parecem mijar pelas pernas, assim cito Voltaire, oferecendo o pensamento a todos que tiveram furtados os votos, "Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la".

imagem do filme Terra em Transe, de Glauber Rocha.
um marco contra a ditadura.

Postado há por ANTENOR LUIZ SANCHEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário