O segmento de hatches e sedãs compactos se tornou a bola da vez, desde o segundo semestre, mas isto não significa que os utilitários-esportivos caíram no ostracismo. Muito pelo contrário. A seara dos jipinhos anda a todo vapor e em 2018 há pelo menos quatro modelos inéditos que farão suas estreias por aqui.
Um dos modelos mais aguardados é o Volkswagen T-Cross, que finalmente marcará a entrada da VW no segmento de jipinhos compactos. Mirando em modelos como Jeep Renegade, Nissan Kicks e Honda HR-V, o modelo chega ao mercado no segundo semestre.
O modelo terá desenho inspirado no conceito T-Cross Breeze, exibido na edição de 2016 do Salão do Automóvel de São Paulo. O utilitário compartilhará plataforma e utilizará os mesmos motores que o Virtus, partindo da unidade 1.6 de 117 cv e também do motorzinho turbo TSI 1.0 de 128 cv, tal como as opções de transmissão automática de seis marchas e manual de cinco velocidades.
Invasão bárbara
Os franceses da PSA andavam acanhados com o mercado brasileiro, mas desde o lançamento do refinado Peugeot 3008, que teve boa receptividade, a marca do Leão, assim como a meia-irmã Citroën, resolveram atacar pelo flanco dos jipinhos. A Peugeot confirmou que lançará, ainda no primeiro semestre, o jipão 5008. O grandalhão será equipado com o mesmo motor turbo 1.6 de 165 cv que equipa boa parte dos modelos PSA.
Já a Citroën trará (finalmente) o C4 Cactus, que será fabricado em Porto Real (RJ), já reestilizado e equipado com motores 1.6 de 118 cv, além da unidade turbo flex de 173 cv.
Ofensiva
Outro jipinho miúdo que fará sua estreia em 2018 é o Stonic, da Kia. O SUV chega para se posicionar abaixo do Sportage, no bololô onde figuram HR-V e similares. Ele virá equipado com motor 1.0 turbo, mas mais sofisticado que a unidade utilizada pela Hyundai no HB20. No Stonic, o motor utiliza injeção direta de combustível e rende 120 cv, ao contrário dos 105 cv do hatch sul-coreano.