MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Itabuna: Crise na Prefeitura pode afetar repasse do duodécimo à Câmara

BENE.BLOG.BR

   Um novo round no embate entre Fernando Gomes x Vereadores de Itabuna poderá começar nesta terça-feira, dia 20, caso o Executivo não repasse ao Legislativo cerca de R$ 1,2 milhões referentes ao duodécimo do mês de janeiro de 2018. Duodécimo é um repasse obrigatório de recursos financeiros, previsto na Constituição Federal, até, no máximo, o dia vinte de cada mês.
   Caso não repasse os recursos do duodécimo aos Legislativo itabunense, Fernando Gomes (na foto com o presidente Chico Reis) estará cometendo crime de responsabilidade. Possibilitará à Mesa da Câmara a interposição de mandato de segurança para obtê-lo, como também a representação do prefeito ao Tribunal de Justiça por improbidade administrativa.
   O problema é que desde o final do ano passado, a Prefeitura de Itabuna vive uma grave crise financeira. Os salários dos servidores estão atrasados desde dezembro e o prefeito anunciou corte nas diárias e nas horas extras. Também restringiu o uso de combustíveis, cortou o adicional de produtividade dos professores e não pagou o terço de férias do mês de dezembro deles. A categoria anuncia paralisação dia 5, na abertura do ano letivo.
   Atualmente, a Prefeitura de Itabuna está sem recursos. A Secretaria de Finanças enfrenta problemas com ‘restos a pagar’ e registra atraso no pagamento de fornecedores. Desde novembro, registra-se dispensa de pessoal. Às vésperas do Natal, duzentos servidores contratados foram demitidos. Em janeiro, seiscentos e, nesta terça-feira, estão previstos mais cem pessoas.
   Há mais de um mês os serviços públicos não estão sendo realizados. Patróis, caçambas, retroescavadeiras e veículos pequenos estão paradas por falta de combustíveis. Parte da frota municipal está nas garagens e na sede da Adei, no Itabunão. Desde o Carnaval Antecipado a “Operação Tapa-Buracos” não é realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário