MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de março de 2018

Estudantes baianos são premiados em feira nacional de Engenharia


Dois projetos de escolas da rede estadual foram se destacaram na 16ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia

BAHIA.BA
Reprodução: Secretaria da Educação do Estado
Reprodução: Secretaria da Educação do Estado

Dois projetos desenvolvidos nas salas de aula de escolas estaduais na Bahia renderam premiações a estudantes e professores na 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada durante esta semana na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O resultado foi divulgado na sexta-feira (16).
Os projetos baianos se destacaram pela relevância e alcance social.
O ‘Smartcam: Dispositivo de segurança para ultrapassagem’, do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente, conquistou o Certificado de Incentivo à Pesquisa Tecnológica e Científica da Associação Brasileira de Incentivo Tecnológico e Científico (Abritec) e o Prêmio da Revista InCiência.
Desenvolvido pelos estudantes Ana Letícia Araújo Lima e Saulo Ferreira de Jesus Santana e orientado pelo professor Adaltro José Araujo Silva, o Smartcam trata-se de uma câmera monitor, instalada no retrovisor externo do veículo, que serve de auxílio para o motorista na hora de realizar uma ultrapassagem.
Para a criação do protótipo, foram realizados levantamentos e pesquisas com as polícias Rodoviária Federal (PRE) e Estadual (PRE), que apontaram que mais de 12% dos acidentes que ocorrem no trânsito são decorrentes desse movimento que os motoristas fazem durante a tentativa de ultrapassar.
Já o projeto ‘Desvendando as regiões da Bahia através da criação de mangás’, realizado pelos estudantes Bianca Rodrigues de Oliveira, 18, e Lucas Max Estrela Pinho, 18, e orientado pelos professores Jorge Lucio Rodrigues das Dores e Juciane Cerqueira de Souza do Colégio Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, conquistou o Prêmio Destaque da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric).
O projeto teve como base aulas de campo para a produção de um mangá voltado para as regiões do estado. O objetivo dos alunos foi criar uma ferramenta paradidática para atrair os estudantes a aprenderem assuntos que, muitas vezes, eles não possuem uma proximidade física, permitindo que eles sejam os protagonistas na construção do conhecimento.
Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, a conquista mostra como a rede estadual vem se destacando na iniciação cientifica.
“Os estudantes e os professores da rede estadual vêm se destacando em eventos nacionais, como a Febrace, e até em internacionais, mostrando como a escola está cada vez mais voltada para o estudo da ciência direcionada para os problemas que ocorrem ao seu redor. Nós, na secretaria, temos incentivado a iniciação científica justamente com este foco, fazendo com que o conhecimento gerado em sala de aula se volte em benefício das comunidades onde estes jovens vivem”, comentou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
Criadora do projeto ‘Desvendando as regiões da Bahia através da criação de mangá’, Bianca Rodrigues afirma que essa é uma conquista em conjunto. Estou muito emocionada e feliz. Ganhar esta premiação é gratificante por toda a construção do projeto. Eu estou lisonjeada em representar o meu Colégio Edvaldo Brandão Correia e a educação pública da Bahia”, comemora a estudante.
O professor Jorge Lucio Rodrigues também destacou o significado da premiação. “Este prêmio é a recompensa do esforço dos estudantes, professores e da escola e também é uma vitória da educação pública da Bahia, mostrando que nós estamos trabalhando no caminho certo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário