Cuidar de um automóvel é como cuidar de um filho. Muitas vezes eles não dão sinais de problemas que podem se agravar. Com os freios é assim. Muita gente se esquece ou nem sabe que é preciso trocar pastilhas, lonas, sapatas, discos e fluido em algum momento da vida útil do automóvel. E só atenta para isso quando a capacidade de frenagem está comprometida.
O sistema de freios é um dos mais exigidos de um automóvel. O tempo todo o motorista pisa no pedal central para imobilizar o carro. E nesse pisa e solta, são as pastilhas que mais sofrem, pois a maior carga sempre tende a ficar nas rodas dianteiras e as traseiras apenas auxiliam no processo. Tanto que muitos carros possuem tambores com lonas e sapatas no lugar de discos com pinças.
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A vida útil de um jogo de pastilhas pode variar de 5 mil quilômetros e até superar os 40 mil quilômetros. O que vai diferenciar a vida útil não é o fabricante do componente, mas a forma como o motorista conduz o carro. Mesmo assim, o sistema dever ser verificado a cada 10 mil quilômetros.
Perceber que elas estão no limite não é difícil. As frenagens tendem a ficar mais longas e o atrito entre pastilha e disco gera um ruído metálico, de uma placa de metal que “avisa” que a pastilha chegou ao fim. Negligenciar a troca pode significar gastos extras, pois a fricção entre a carcaça metálica da pastilha e o disco irá desgastar o próprio disco, reduzindo sua espessura. Isso provoca deformações e reduzem sua eficiência, exigindo também a troca.
Dicas úteis
Algumas dicas podem ajudar a prolongar a vida útil dos freios e também a evitar sustos e acidentes. Num trânsito urbano, cheio de cruzamentos e semáforos, evite acelerar em demasia. Embalar e frear fortemente, além de reduzir a vida útil dos freios, ainda eleva o consumo de combustível e o risco de acidentes. Vá devagar.
Em uma descida, evite manter o pé no freio o tempo todo. Use a transmissão para ajudar a desacelerar, reduzindo as marchas. É o chamado freio motor. Isso evita que pastilhas e discos superaqueçam e percam aderência. Essa fadiga momentânea reduz a eficiência do sistema caso seja necessário brecar com tudo.
Fluido
Um item importante do sistema de freios é o fluido. Ele deve ser trocado a cada 24 meses. Isso porque a composição líquido tende a atrair moléculas de água que se misturam. Essas partículas de água, quando aquecidas formam bolhas que podem levar a falhas nos freios.