MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2018

Candidatura “fake” de Lula vai causar uma confusão enorme e influir na eleição


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+
Resultado de imagem para lula candidato na cadeia charges
Charge do Boopo (Humor Político)
Carlos Newton  
Esta eleição vai ser emocionante, eletrizante, impactante, algo jamais visto em país algum, porque o candidato preferido está atrás da grades e sua campanha será feita inteiramente com gravações de arquivo, a serem usadas na televisão, no rádio e na internet. Na condição oficial de candidato, Lula da Silva vai até participar dos primeiros dias da campanha eleitoral gratuita. Mas depois, quando houver a impugnação definitiva de seu nome, as participações continuarão no rádio e na TV, mas a imagem de Lula estará defendendo a eleição do candidato substituto, a ser por ele indicado.
O candidato apoiado por Lula deve passar para o segundo turno, conforme afirma o comentarista Carlos Alverga, que cita a opinião de Alberto Carlos de Almeida, considerado pela revista Fórum como “o maior especialista em voto do Brasil”. Conheço pessoalmente Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Já tomei umas belas doses de uísque com Erasmo, quando ele morava no Leme com Narinha, e fui a uma festa de aniversário de Roberto Carlos, com apenas uns 20 convidados, na época em que ele era casado com a belíssima Miriam Rios. Quanto a este tal de Alberto Carlos, respeito a opinião, mas confesso que jamais tinha ouvido falar desta pessoa.
GRANDE CONFUSÃO – O certo é que a candidatura de Lula está destinada a causar uma grande confusão e muitos eleitores vão se decepcionar ao ver que o nome dele não está na urna. Quando for anunciada a impugnação da candidatura, será um choque para muita gente. Haverá uma comoção nacional, com choros e velas, à maneira de Noel Rosa.
A grande dúvida diz respeito à capacidade de Lula transferir votos. Ele já provou três vezes que consegue – nas duas campanhas de Dilma Rousseff e na vitória de Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo. Mas na última eleição, em 2016, Lula fracassou e não conseguiu reeleger o mesmo Haddad, que nem foi para segundo turno, apesar de ter o apoio de Paulo Maluf.
Na eleição deste ano, porém, Lula pode recuperar o poder de transferir votos, porque o drama de sua prisão vai comover muitos eleitores, não há a menor dúvida. E o PT terá de indicar o substituto de Lula até 17 de setembro (20 dias antes da eleição), mas pode preferir apoiar um dos candidatos mais próximos ao partido, como Ciro Gomes (PDT), Manuela D’Ávila (PCdoB), Guilherme Boulos (PSOL) ou Aldo Rebelo (Solidariedade).
ESCOLHA DE SOFIA –  Lula vai decidir o que o PT fará. Se escolher Ciro Gomes, o candidato do PDT passa a ser o favorito da eleição. Mas se indicar algum outro nome, seja do PT ou de partido aliado, Lula estará cometendo a escolha de Sofia (a mulher que teve de decidir qual dos filhos devia morrer, para que o outro sobrevivesse).
Ciro Gomes não desistirá, vai dividir os votos da esquerda. Surgem, então, três hipóteses: 1) passam para o segundo turno um candidato de esquerda e um de direita; 2) passam dois candidatos de direita; 3) passam Ciro e o candidato apoiado por Lula.
O fato concreto é que o excesso de candidatos provoca pulverização. Por isso, há possibilidade de se passar para o segundo turno com apenas 20% dos votos válidos, ou até menos.

Posted in |

Nenhum comentário:

Postar um comentário