O que leva um automóvel a se tornar um clássico? Há muitas respostas, como idade, volume de produção, estilo e desempenho. O BMW Z8 agrega praticamente todos os requisitos, com exceção da idade. O roadster alemão fabricado de 2000 a 2003 tornou-se objeto de desejo de colecionadores. Os motivos são óbvios.
O Z8 é um conversível de alto desempenho, com design agressivo, como nenhum outro modelo da marca de Munique. Nem mesmo o imortal M1 tem um estilo tão particular. Ele foi a versão final do conceito Z07, que por sua vez foi inspirado no clássico 507, de 1956.
Com estilo retrô, com direito a uma grade dupla cromada, que repetia o mesmo desenho do conversível dos anos 1950, da mesma forma que os faróis auxiliares e as saídas de ar, o Z8 adicionava elementos modernos, como as lanternas afiladas e os largos para-lamas e para-choque traseiro, que conferiam um ar musculoso ao modelo.
E não se tratava de capricho do designer Henrik Fisker e supervisionado pelo controverso Chris Bangle. O Z8 é um carro de alta performance. Seu V8 5.0 despejava nada menos que 400 cv nas rodas traseiras. Hoje é uma potência que não surpreende, mas há 18 anos ele garantia a mesma cavalaria de uma Ferrari 360 Modena ou um Dodge Viper.
Leve, era construído em alumínio e seu peso final ficava em menos de 1.600 quilos. Assim o bólido é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir máxima de 290 km/h (com o limitador eletrônico desativado).
Para completar o conjunto, ele trazia uma caixa manual de seis marchas, o que fazia e ainda faz do Z8 um esportivo purista, com pouca intervenção da eletrônica.
James Bond
Se não bastassem todas a peculiaridades do roadster, ele ainda foi a “viatura” de James Bond em “007: O Mundo não é o Bastante”, estrelado por Pierce Brosnan. No filme, o Z8 ganhou metralhadoras e tudo o mais que um super espião precisa para salvar o mundo.
Tudo isso fez com que o Z8 se tornasse um carro cobiçado. Seu preço de lançamento nos Estados Unidos girava em torno de US$ 130 mil. Das 5.700 unidades fabricadas em três anos, metade foi vendida nos EUA. Apesar da maior oferta, preços atuais do Z8 variam de US$ 200 mil e US$ 400 mil.
No Brasil
Para o Brasil poucas unidades foram importadas e é difícil precisar o número correto. Esporadicamente uma unidade do Z8, de coleção, fica em exposição na concessionária BMW Euroville, em Belo Horizonte. A última vez que ela esteve lá foi em dezembro do ano passado. Quem sabe um dia desses o amigo dá sorte e depara com o carro por lá. Daí é só vestir um terno Anthony Sinclair e fazer pose de 007. Para mais do que isso é preciso ter muita bala na agulha.