MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2018

Dia de eleição na Venezuela é marcado por tensões


Presidente Nicolas Maduro busca a reeleição em votação boicotada por oposição, que considera regime fraudulento

Agência Brasil / BAHIA.BA
Nicolas Maduro (Foto: Divulgação)
Nicolas Maduro (Foto: Divulgação)

Candidato à reeleição, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi o primeiro a votar no colégio eleitoral no qual está inscrito, na região oeste de Caracas, em um pleito no qual busca a reeleição e que não conta com a participação da grande maioria da oposição, que o considera fraudulento. Ele pediu aos venezuelanos para, nas urnas, “provar ao mundo que a Venezuela deve ser respeitada, é uma república soberana, livre e independente”.
Também disputam o cargo de presidente o ex-governador Henri Falcón – um chavista dissidente que não apoiou a decisão da coalizão oposicionista Mesa da Unidade Democrática (MUD) de não participar e inscreveu candidatura -, o ex-pastor evangélico Javier Bertucci e o engenheiro Reinaldo Quijada.
Nestas eleições, na qual a MUD pediu que os eleitores não votem, também serão eleitos os membros dos conselhos legislativos dos 23 estados e dos 335 municípios.
Mais de 150 observadores internacionais acompanham o pleito, que está sendo realizado apesar de vários países, como os Estados Unidos e os da União Europeia, terem apelado para que fosse suspenso, alegando que não há condições de transparência.
A maioria da oposição, além de não participar das eleições, organizou protestos em dezenas de cidades ao redor do mundo para coletar assinaturas e denunciar a crise na Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário